Feriado de Finados - Previsão para todo o Brasil

29/10/2020 às 19:14
por Redação

Oferecimento
Confira a previsão atualizada para o fim de semana prolongado para todas as Regiões do Brasil

O fim de semana da virada de outubro para novembro é prolongado por causa do feriado do dia 2 de novembro, segunda-feira, Dia de Finados. 

 

Mesmo com a pandemia de coronavírus, muita gente vai aproveitar para viajar. Se você puder, fique em casa, não estimule aglomerações. Mas se você for viajar, não relaxe nos cuidados básicos, como sempre lavar as mãos com sabão e água ou o uso frequente de álcool em gel. Mas muito importante, é o distanciamento evitando sempre estar com muitas pessoas ao mesmo tempo. O uso constante de máscara é uma das coisas mais importantes para a proteção individual Tenha sempre mais de uma à mão para a troca.

 

Previsão do tempo para o feriadão

A passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil, e que chega ao litoral da Bahia, vai estimular a formação de grandes áreas de instabilidade sobre o Sudeste, o Centro-Oeste, parte do Norte e do Nordeste do Brasil.

 

Há risco de chuva forte em muitos estados brasileiros durante o fim de semana prolongado do Dia de Finados.  Confira a previsão para cada Região do País.

 

 

Região Sul

O fim de semana prolongado começa com tempo instável na maioria das áreas da Região Sul, mas a maior parte do feriadão será com predomínio de sol .

 

O ar frio de origem polar influencia a Região Sul e deixa a temperatura amena especialmente à noite e no começo da manhã. Todo o feriado prolongado será um pouco frio nas capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre

 

No dia 31 de outubro, a maioria das áreas do RS, todo o estado de SC, o oeste e o sul do PR ficam com muitas nuvens e chove várias vezes. A Grande Curitiba e o leste do Paraná ficam chuvosos e frios. O sol predomina no sul do RS e o no centro-norte do PR. O mar fica agitado em todo o litoral da Região Sul.

 

Já no domingo, 1 de novembro, e no feriado da segunda-feira,2, Dia de Finados, quase toda a Região Sul terá sol e algumas nuvens, mas sem chuva. 

 

No domingo, chove um pouco no oeste do PR, no litoral de SC e no Vale do Itajaí e no litoral norte do RS Dia nublado e frio na Grande Curitiba, com garoa. Chove no litoral do PR.

 

No feriado de 2 de novembro, segunda-feira, praticamente toda a Região Sul terá muito sol e pouca nebulosidade. Ainda pode chover rapidamente no litoral do PR e de SC. Na Grande Curitiba, o sol aparece entre muitas nuvens.

 

 

Região Sudeste

As áreas de instabilidade deixadas por uma frente fria vão manter quase toda a Região Sudeste com muita nebulosidade e condições para chuva, até com forte intensidade, durante todo o fim de semana prolongado pelo Dia de Finados.

 

No sábado, 31 de outubro, chove em grande parte do dia no leste de São Paulo, incluindo o litoral e a Grande São Paulo, e todo o estado do Rio De Janeiro e em quase todas as áreas do Espírito Santo e de Minas Gerais, incluindo as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. Alerta para muita chuva entre o norte do Rio de Janeiro, o Vale do Rio Doce (MG) e a região de Vitória (ES).

 

O sábado deve ser com sol centro-oeste do estado de São Paulo.  A região do Triângulo Mineiro, do Norte de São Paulo e a divisa de Minas com a Bahia podem ter um pouco de sol, mas chove várias vezes. Céu nublado predomina na região de Campinas e de Sorocaba, com temperatura amena e vento moderado. A Grande São Paulo terá um sábado nublado, com chuva e frio.

 

No domingo, 1 de novembro, ainda deve chover em grande parte do dia no leste de São Paulo, incluindo a capital e o litoral paulista, no estado do Rio de Janeiro, em todo o Espírito Santo e também no centro, leste e norte de Minas Gerais. Ainda há risco de chuva forte no Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. No Triângulo, no Sul de Minas e o Norte de São Paulo, o sol aparece, mas volta a chover  a qualquer hora. O sol predomina no centro, oeste e sul de São Paulo.

 

No feriado de 2 de novembro, quase toda a Região Sudeste terá períodos com sol, mas muitas nuvens e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Ainda chove um pouco em todo o litoral da Região. O dia fica chuvoso no Vale do Jequitinhonha e norte do Espírito Santo. A Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata e o interior fluminense passam o dia com muitas nuvens e pouca chuva.

 

A Grande São Paulo volta a ter períodos com sol, mas com muitas nuvens, mesmo assim a temperatura tem ligeira elevação. Sol forte e calor à tarde no interior de São Paulo, com algumas pancadas de chuva à tarde na divisa com Minas Gerais.

 

 

Região Centro-Oeste

Uma massa de ar seco predomina sobre o estado de Mato Grosso do Sul no fim de semana prolongado do feriado de 2 de novembro. Apenas no sábado, 31 de outubro, este estado ainda tem muitas nuvens mas o sol já aparece Pode chover no sul do estado. No domingo, 1, e na segunda-feira, 2 de novembro, o sol aparece forte em Mato Grosso do Sul, faz calor e não chove. A temperatura fica alta, mas não há expectativa de dias super quentes como no começo de outubro. Feriadão com sol em Campo Grande.

 

No oeste e sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá o fim de semana prolongado será com sol e calor, mas sem extremos. A chance de chuva é baixa. Mas as outras regiões de Mato Grosso passam o feriadão com períodos de sol e pancadas de chuva com raios. Vários temporais devem ocorrer no centro, norte e leste de Mato Grosso.

 

Para Goiás e para o Distrito Federal, a previsão também é de um fim de semana prolongado muito instável, com muitas nuvens carregadas e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva forte e de vento forte em todos os dias, incluindo Goiânia e Brasília

 

Apenas no feriado da segunda-feira, 2 de novembro,  o tempo ficará firme no sul de Goiás.

 

Região Norte

Na maioria das áreas da Região Norte, o fim de semana prolongado será com períodos de sol, sempre com muitas nuvens, com pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.   Estas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes, inclusive nas capitais Manaus, Boa Vista, Belém, Macapá e Palmas.

 

No Acre e em Rondônia, o fim de semana prolongado terá várias horas com sol forte forte e algumas pancadas de chuva a partir da tarde, incluindo as capitais Rio Branco e Porto Velho.

 

Já no centro-norte do Tocantins, no norte e no leste do Pará, o feriado de 2 de novembro terá predomínio de céu nublado e chuva, com risco de temporais.

 

Região Nordeste

A maioria das áreas do Maranhão, do Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte, a Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe terão bastante sol e tempo seco, com pouca chuva, no sábado, 31 de outubro, e no domingo, 1 de novembro. Nestes dois dias só deve chover no sul do Maranhão e do Piauí e em alguns pontos do litoral entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco. No feriado de 2 de novembro, as pancadas de chuva se espalham por todo o Maranhão e Piauí, chove no sul do Ceará, no sertão de Pernambuco e em Sergipe. Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e o centro-norte do Ceará continuam com sol no feriado.

 

Chuva passageira pode ocorrer no litoral leste na região de Natal, João Pessoal, Recife e Maceió. Aracaju terá chuva só no feriado.

 

Na Bahia, todo o feriadão serão com muita nebulosidade e pancadas de chuva, com risco de temporais. Atenção para muita chuva também na região de Salvador,

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

25mm / 67%

Cuiabá - MT

24°
min

27°
max

35mm / 90%