Previsão para o feriado de 2 de novembro

24/10/2020 às 10:31
por Redação

Atualizado 24/10/2020 às 10:41

Oferecimento
Duas frentes frias vão influenciar o Brasil no fim de semana prolongado do feriado do dia 2 de novembro.

 A virada de outubro para novembro é com fim de semana prolongado por causa do feriado do dia 2 de novembro, uma segunda-feira, Dia de Finados. 

 

A pandemia de coronavírus não acabou e, se você puder, fique em casa, não estimule aglomerações. Mas se você for viajar, não relaxe nos cuidados como o uso constante de máscara (e tenha sempre mais de uma à mão para a troca), mantenha o distanciamento e evite sempre estar com muitas pessoas ao mesmo tempo.

 

Confira como vai ficar o tempo em cada Região do Brasil nos dias 31 de outubro, sábado, 1 de novembro, domingo, e no dia 2 de novembro, segunda-feira, feriado nacional pelo Dia de Finados.

 

Condições meteorológicas do feriado prolongado 

Na última semana de outubro de 2020, nas vésperas do fim de semana prolongado, uma frente fria vai avançar para o litoral da Região Sudeste durante o dia 27 de outubro, e vai se juntar com o ciclone subtropical que se forma na costa do Rio De Janeiro e do Espírito Santo. Este sistema deve ficar quase parado perto do Espírito Santo até o dia 29. Depois, esta frente fria vai enfraquecendo e se afastando aos poucos do Brasil durante o dia 30 de outubro. Mas entre 29 e 30 outra frente fria avança rapidamente do Sul para o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. Esta segunda frente fria deve chegar à Bahia no início de novembro

 

Por causa da passagem destas duas frentes frias, parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil terão muitas nuvens de chuva no fim de semana prolongado, as áreas de chuva chegam ao Nordeste e o ar seco destas frentes frias predominam no Sul do Brasil.

 

 

Região Sul

O fim de semana prolongado será com predomínio de sol e tempo seco na Região Sul do Brasil. No dia 31 de outubro, é possível que alguns pontos do litoral dos três estados tenham algumas horas com muitas nuvens e até alguma chuva leve, mas o tempo firme e o sol deve predominar nos dias 1 e 2 de novembro. Pode chover fraco em Florianópolis

 

A Grande Curitiba e o Vale do Itajaí vão ter períodos com sol, mas muitas nuvens durante o feriadão

O ar frio de origem polar influencia a Região Sul e deixa a temperatura amena à noite e o começo da manhã. Mas na maior parte do dia, com a presença do sol, a temperatura fica agradável.  Em Porto Alegre a temperatura fica amena e o sol predomina no feriadão.

 

Região Sudeste

A presença de uma frente fria vai manter o Norte do Rio de Janeiro, o Espírito Santo, a região da Grande Belo Horizonte, o Vale do Rio Doce, o Vale do Jequitinhonha e todo o Norte/Noroeste de Minas Gerais com muitas nuvens e chuva no sábado, 31 de outubro, e com risco de chuva forte. A cidade do Rio de Janeiro e as outras áreas fluminenses e o litoral paulista também terão chuva e várias horas com céu nublado. Mas o sábado deve ser com sol e pouca chance de chuva no interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. A Grande São Paulo terá muitas nuvens e períodos com sol, mas não deve chover.

 

No domingo, 1 de novembro, ainda deve chover fraco no litoral de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo, mas o sol aparece, inclusive em Vitória. Ainda há risco de chuva forte no norte de Minas Gerais e no norte Capixaba. O sol predomina nas outras áreas do Sudeste.

 

No feriado de 2 de novembro, quase toda a Região Sudeste terá várias horas com sol e calor à tarde. Pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde em Minas Gerais e no norte de São Paulo. No Espírito Santo, no estado do Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo o sol aparece, mas pode chover com fraca intensidade.

 

 

Região Centro-Oeste

Uma massa de ar seco predomina sobre o estado de Mato Grosso do Sul no fim de semana prolongado do feriado de 2 de novembro. O sol aparece forte, faz calor e a chance de chuva é baixa. A temperatura fica alta, mas não há expectativa de dias super quentes como no começo de outubro. Feriadão com sol em Campo Grande.

 

Em toda a faixa centro-norte de Mato Grosso, no centro-norte de Goiás, incluindo Goiânia, em Brasília e no Distrito Federal, o tempo deve ficar bastante instável durante todo o fim de semana prolongado, com chuva frequente e muita nebulosidade. Há risco de chuva moderada a forte.

 

No sul de Goiás, no oeste e centro-sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá o fim de semana prolongado será com sol e calor, mas sem extremo, mas algumas pancadas de chuva de curta duração podem ocorrer à tarde e em parte da noite.

 

Região Norte

Na maioria das áreas da Região Norte, o fim de semana prolongado será com períodos de sol, sempre com nuvens, com pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Estas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes, inclusive nas capitais Manaus, Boa Vista, Belém, Macapá e Palmas.

 

No Acre e em Rondônia, o feriado de 2 de novembro deve ser com sol forte e pouca chance de chuva, incluindo as capitais Rio Branco e Porto Velho.

 

Já no norte do Tocantins e no leste do Pará, o sol predomina e com pouca chance de chuva no fim de semana, 31 de outubro e 1 de novembro, mas as condições para chuva aumentam no feriado.

 

Região Nordeste

Uma massa de ar seco predomina sobre quase todo o Nordeste do Brasil na maior parte do fim de semana. Isto deixa o tempo firme e com predomínio de sol na maior parte da Região. Chuva passageira pode ocorrer no litoral leste, entre as regiões de Natal, João Pessoal, Recife e Maceió. Mas a partir da tarde do sábado, pancadas de chuva com raios poderão ocorrer no sul e sudoeste da Bahia com a chegada de uma frente fria.

 

No feriado de 2 de novembro, esta frente fria avança sobre a Bahia e estimula o aumento de nuvens e pancadas de chuva por quase toda a Região.

 

Fique de olho nas atualizações da previsão ao longo dos próximos dias!

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

25mm / 67%

Cuiabá - MT

24°
min

27°
max

35mm / 90%