Região Sudeste tem muita chuva até o fim de outubro

14/10/2020 às 03:58
por Redação

Atualizado 14/10/2020 às 04:03

Oferecimento
Estados dos Sudeste poderão ter os maiores volumes de chuva no Brasil até o fim de outubro.

Após um período de bloqueio atmosférico, que resultou em temperaturas muito elevadas e ar muito seco por quase todo o Brasil, as pancadas de chuva voltaram a ocorrer na Região Sudeste. A chuva ainda não está frequente e bem distribuída espacialmente, mas já caiu na forma de temporais problemáticos em vários locais, causando alagamentos, ventania, raios ou granizo. 

 

Tudo isso é comum nesta época e até o fim da primavera e do verão, muitas áreas da Região Sudeste vão experimentar vários temporais e os prejuízos causados por eles.

O aumento dos problemas associados com os temporais de primavera começa a ser sentidos no decorrer do mês de outubro. Até o fim do mês, várias regiões dos quatro estados da Região Sudeste serão abaladas por tempestades. 

 

O Sudeste poderá ser a Região do país com chuva mais volumosa até o fim de outubro. Especialmente em Minas Gerais, mas também em áreas de São Paulo, do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, o total de chuva acumulado na segunda quinzena de outubro poderá igualar ou superar a média histórica de chuva para este mês.

 

Atenção para o risco de temporais

A situação é de atenção, porque os temporais de primavera podem ser realmente violentos produzindo grandes volumes de água e suficientes para alagamentos. Raios e ventania, comuns durante estes temporais, podem causar queda de árvores, de torres de transmissão de energia, queima de transformadores elétricos que representam risco de perda de vidas humanas e de animais. Os temporais com granizo (pedras de gelo) também representam grande risco não só para as pessoas e animais, mas podem causar grandes danos em plantações. 

 

 

 

Foto de Lilian Casagrande, Juiz de Fora (MG)

 

 

Chuva volumosa

No decorrer da segunda quinzena de outubro de 2020 a combinação da circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, com a presença de ar úmido e quente vai estimular a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste, com potencial para grandes volumes de chuva acumulados. 

 

O mapa abaixo mostra a média de chuva normal para outubro  no Brasil, calculada pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - para o período de 1981 a 2010, com destaque para a Região Sudeste. Para a maioria das áreas do Sudeste, a média de chuva varia de 100 a 140 mm. Em áreas do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Mantiqueira, Vale do Paraíba (SP), norte e centro-oeste de São Paulo, a média de chuva varia de 140 a 180 mm.

 

 

 

Climatologia de chuva para outubro no Brasil, com destaque para a Região Sudeste

 

 

 

Os mapas a seguir mostram a projeção do volume de chuva estimado pelo modelo atmosférico GFS, para as pêntadas de 13 a 17 de outubro de 2020, de 18 a 22 e de 22 a 27 de outubro de 2020, também com destaques para a Região Sudeste.

 

 

Modelo atmosférico GFS: volume de chuva estimado entre 13 e 17 de outubro de 2020

 

 

Modelo atmosférico GFS: volume de chuva estimado entre 18 e 22 de outubro de 2020

 

 

Somando os volumes de chuva limitantes das faixas de cores destacadas nos quadrados vermelhos teremos um total de 140 a 200 mm de chuva acumulados, para a maioria da área do quadrado, de 13 a 27 de outubro de 2020. Para a maioria das áreas da Região Sudeste isto representa toda a chuva de outubro. Se as previsões se confirmarem, várias áreas especialmente de Minas Gerais terão em 15 dias mais chuva do que a média normal para todo mês de outubro.

 

 

 

Modelo atmosférico GFS: volume de chuva estimado de 23 a 27 de outubro de 2020

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%