Sexta-feira de primavera no Brasil: calor e temporais

09/10/2020 às 07:07
por Redação

Oferecimento
Condições para chuva estão aumentando. Frente fria avança pelo litoral da Região Sudeste.

Uma frente fria avançou até o litoral do Rio De Janeiro e está estimulando o aumento da umidade e pancadas de chuva sobre a Região Sudeste. Em Minas Gerais, na região do Vale do Rio Doce, as nuvens carregadas que se formaram na região de Guanhães provocaram rajadas de vento com 82 km/h. Em Ladainha, na mesma região, houve tempestade de granizo. 

 

Esta frente fria fica perto do litoral do Rio de Janeiro nesta sexta-feira e no decorrer do dia vai ajudar a formar nuvens de chuva em áreas dos quatro estado da Região Sudeste. Mas nuvens com potencial para chuva também devem crescer pelo sul de Goiás, em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. 

 

Outras áreas de instabilidade se formam sobre o Sul do Brasil com a ajuda de uma nova frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul.

O ar seco ainda predomina sobre a Região Nordeste e nuvens carregadas crescem sobre parte da Região Norte.

 

mapa-previsao-0910

 

 

Previsão para sexta-feira, 9/10/2020

Esta sexta-feira marca o início de uma grande mudança no tempo sobre o Brasil. A forte onda de calor que assolou o país nos últimos 15 dias está terminando. A chuva volta a cair sobre grande parte do pais e as temperaturas baixam, voltando aos patamares normais para outubro. O calor sai do patamar de extremos e volta para o calor normal.

 

A sexta-feira é com sol forte, sem chuva e muito quente no Amapá, em quase todo o Pará, no Tocantins, no Distrito Federal e em quase todas as regiões de Goiás no centro-norte de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo e em quase todo o Nordeste do Brasil.

 

Chove rapidamente apenas entre o litoral do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

 

Sol, muito calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em Roraima, no oeste do Pará, no Amazonas, em Rondônia e oeste do Acre. Não deve chover na região de Rio Branco e no leste do Acre. 

 

Em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, em todo o interior de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais, em quase todo o estado do Rio de Janeiro e no sul capixaba, a sexta-feira é abafada, com períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e a noite. Tem previsão de chuva para as quatro capitais do Sudeste, para Campo Grande e Cuiabá também. 

 

Sexta-feira nublada e com chuva que pode ser forte em algumas horas no litoral de São Paulo, em Curitiba e no leste do `Paraná e no Vale do Itajaí. As demais áreas do Paraná e Santa Catarina podem ter chuva moderada a forte, mas com períodos de sol.

 

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul e chove a partir da tarde no sul do estado. 

 

Mais um dia de onda de calor sobre o Brasil

A onda de calor do início da primavera de 2020 está chegando ao fim, mas neste sexta-feira ainda poderemos ter temperaturas de 40°C a 43°C em locais dos estados do Centro-Oeste, em Goiás e no Tocantins, em Minas Gerais, na Bahia, Piauí, Maranhão e Pará. 

 

 

Foto de Rodolfo Bonafim, Santos (SP)

 

Alertas e riscos meteorológicos para hoje, 9/10/2020

 

Alerta temporais  no noroeste do Amazonas e em Roraima. 

 

Temporais também podem ocorrer nesta sexta-feira no leste do Paraná, no sul e leste de São Paulo, no extremo sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro.

 

Atenção também para chuva moderada a forte, raios e vento forte no Acre, em Rondônia, no centro, oeste, sul e leste do Amazonas, no oeste de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, no interior do Paraná, no Vale do Itajaí e também pelo oeste e centro de São Paulo, Sul e leste de Minas e no sul do Espírito Santo.

 

Situação de emergência para o ar muito seco ainda, com umidade relativa do ar abaixo de 12%  em Goiás,  leste de Mato Grosso, no Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, no centro-oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e no centro-sul do Tocantins. 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

38°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

19°
min

30°
max

0mm / 0%