Sem chuva, São Paulo pode ter recorde de calor hoje

17/09/2020 às 06:47
por Redação

Oferecimento
Mas frente fria provoca virada radical do tempo no último fim de semana do inverno e traz chuva para todo o estado do SP.

A tarde desta quinta-feira poderá ser a mais quente de 2020 até agora na cidade de São Paulo. Há possibilidade de novo recorde de calor, com previsão de temperatura e torno de 34°C. O recorde atual de calor para este ano é de 34,1°C, no dia 12 de setembro, de acordo com o INMET. Curiosidade: em setembro de 2019, São Paulo teve calor de 35,9°C em 12/9/2019. 

 

Não foi o recorde de calor para 2019, mas foi a maior temperatura já registrada em um dia de setembro, desde 1943, quando o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia  - começou as medições meteorológicas no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo.



Dia de calor e secura

Os paulistas vão continuar sentindo um calor acima do normal nesta quinta-feira e também o ar bastante seco. Cidades no centro-oeste e norte do estado voltam a registrar índices de umidade entre 10% e 19%, passando várias horas consecutivas em situação de alerta e até de emergência por causa da secura extrema do ar.

 

Ontem, segundo o INMET, a umidade relativa do ar baixou até 12% em Jales, para 13% em Valparaíso e Votuporanga. Na capital, a umidade no ar chegou aos 23%

As poucas nuvens que se formam sobre o interior paulista ainda não trazem chuva. O tempo seco também persiste sobre a Grande São Paulo.

Entre o litoral sul e a Baixa Santista pode chover um pouco, mas com fraca intensidade, e apenas no fim do dia.

 

Possibilidade de aumento de fumaça sobre SP

A circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera estará favorável ao transporte de fumaça do Centro-Oeste para o estado de São Paulo. Se isto ocorrer, o sol pode aparecer mais enevoado por causa da fumaça e aqueles lindos tons de laranja e vermelho podem ficar mais evidentes no céu ao entardecer.

 

Mas já tem fumaça espalhada sobre o estado de São Paulo por causa dos diversos focos de calor que estão ativos pelo estado. Os satélites meteorológicos estão detectando um aumento destes focos de calor desde o começo de setembro.

 

Você sabe o que são as "cidades inteligentes"?

 

 

 

Foto de Elza, São Paulo (SP) em 16/9/2019

 

 

Inverno termina com chuva em SP

O ar que os paulistas estão respirando está bastante poluído pela falta prolongada de chuva e pode ficar ainda pior se a fumaça aumentar. Só a chuva e os ventos conseguem fazer uma faxina eficiente na atmosfera e limpar o ar. E chuva está chegando!

 

No próximo fim de semana, que será o último do inverno de 2020, uma frente fria forte vai avançar sobre o centro-sul do Brasil trazendo chuva e derrubando a temperatura nos últimos dias deste inverno, que foi com pouquíssimo frio.

 

Tempo seco predomina nesta sexta

Para esta sexta-feira, 18 de setembro, a previsão é de sol, calor e tempo seco em praticamente todo o estado. A Grande São Paulo pode ter algumas pancadas de chuva passageiras à tarde, mas faz calor o dia todo. Só o litoral tem um dia com muitas nuvens e várias pancadas de chuva.

 

Chuva no fim de semana

O último fim de semana do inverno de 2020 começa quente e termina úmido e até frio em várias áreas do estado de São Paulo. A virada no tempo será provocada pela passagem da frente fria.

 

O sábado ainda será quente, com várias horas com sol na Grande São Paulo e pelo interior, mas já com previsão de pancadas de chuva com raios à tarde ou à noite. Estas pancadas podem até ser fortes, mas devem ocorrer em pequenas áreas.

 

Ainda não deve chover em locais do norte do estado como Barretos, Araraquara, Ribeirão Preto, Fraca e Pirassununga.

 

Pelo Litoral Sul e na Baixada Santista, o sábado terá muitas nuvens desde cedo, mas a chuva só deve vir à tarde e à noite. O litoral norte tem sol em grande parte do dia e pancadas de chuva a partir da tarde.

 

No domingo, o tempo tem uma virada radical! Muitas nuvens se formam por todo estado de São Paulo e tem previsão de chuva ao longo do dia para todas a regiões paulistas. O calorão finalmente diminui no centro-oeste e no norte do estado, com a entrada de ventos frescos e as pancadas de chuva.

 

Toda a região da Grande São Paulo, de Sorocaba, Campinas, o Vale do Paraíba e o Vale doo Ribeira e também o sul do estado passam o domingo com predomínio de céu nublado e chuva. A temperatura cai muito em relação a este calor que tem feito e a sensação será de frio. Veja como a temperatura despenca em São Paulo!

 

Atenção no litoral! A previsão é de um domingo com muita chuva e ventos moderados a fortes. Tem risco de chuva forte! A temperatura fica amena.

 

As áreas de instabilidade desta grande frente fria continuam sobre São Paulo na segunda-feira e provocam mais chuva.

 

A primavera começa no dia 22 de setembro, terça-feira da próxima semana, às 10h31, pelo horário de Brasília.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%