Dia Internacional do Ar Limpo visa a poluição do ar

08/09/2020 às 16:32
por Redação

Oferecimento
O Dia Internacional do Ar Limpo para céus azuis foi comemorado pela primeira vez no dia 7 de setembro, com objetivo de combater a poluição do ar

O Dia Internacional do Ar Limpo para céus azuis foi comemorado pela primeira vez no dia 7 de setembro, com objetivo de impulsionar a cooperação para combater a poluição do ar e fornecer ar limpo para todos.

 

A mensagem principal é que a poluição do ar é agora a maior ameaça ambiental à saúde, mas que pode ser evitada. Temos as soluções e a tecnologia para mudar isso. Para melhorar a qualidade do ar, precisamos estar todos juntos – desde os indivíduos até as empresas privadas e governos.

“Em todo o mundo, nove em cada dez pessoas respiram ar impuro. A poluição do ar contribui para doenças cardíacas, derrames, câncer de pulmão e outras doenças respiratórias. Ela causa cerca de 7 milhões de mortes prematuras todos os anos, principalmente em países de baixa e média renda. A poluição atmosférica também ameaça a economia, a segurança alimentar e o ambiente”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres.

 

“À medida que nos recuperamos da pandemia do coronavírus, o mundo precisa prestar muito mais atenção à poluição do ar, o que também aumenta os riscos associados ao COVID-19”, disse ele.

As evidências indicam que a exposição da população à poluição do ar, na forma de partículas finas, afeta a gravidade dos sintomas da Covid-19. A declaração foi emitida ao final de um simpósio virtual sobre fatores Climatológicos, meteorológicos e ambientais na pandemia, co-organizado pela Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês) de 4 a 6 de agosto.

 

Poluição_IStock

Fonte: IStock

 

Dia Mundial do Ar Limpo 2020

O relatório de resultados afirma que a informação acima deve ser considerada ao avaliar e responder aos padrões de vulnerabilidade da Covid-19. Os impactos de outros parâmetros de qualidade do ar são menos claros, e o papel da qualidade do ar nas taxas de transmissão ainda está sob investigação.

 

A WMO trabalha frequentemente para aumentar a disponibilidade e a qualidade das observações de vários poluentes atmosféricos importantes, como carbono negro, ozônio troposférico e poeira atmosférica, por meio do programa Global Atmosphere Watch, para apoiar políticas ambientais baseadas em evidências. Os membros da WMO estão trabalhando no desenvolvimento de sistemas de previsão, que podem ajudar a reduzir episódios agudos de poluição do ar. A WMO também lidera pesquisas globais e fortalece o conhecimento científico sobre as conexões entre a qualidade do ar e o clima. Além disso, desenvolve as ferramentas baseadas na ciência para apoiar a formulação de políticas sobre poluição do ar e mitigação das mudanças climáticas.

 

O combate à poluição do ar é uma das prioridades do Escritório Conjunto sobre clima e saúde da WMO e a Organização Mundial da Saúde, que assinou o compromisso global de reduzir as mortes causadas pela poluição do ar em dois terços até 2030. O Congresso da WMO em 2019 aprovou um plano de cinco anos para melhorar a oferta sustentável de serviços urbanos e de saúde integrados, com foco na qualidade do ar.


O WMO Global Atmosphere Watch deu início à iniciativa Sistema Global de Previsão e Informação da Qualidade do Ar (GAFIS), que constrói uma plataforma para provedores e usuários de sistemas de previsão e informação da qualidade do ar. Ele permitirá o acesso e o uso de produtos de previsão, e uma análise da qualidade do ar em várias escalas temporais e espaciais por diversas comunidades interessadas na qualidade do ar.

 

Este texto é uma tradução e adaptação de conteúdo publicado pelo World Meteorological Mundial. Para acessar a publicação original, clique aqui.