Aumenta a chance de La Niña na primavera, diz WMO

02/09/2020 às 03:20
por Redação

Oferecimento
Embora o fenômeno tenha um efeito de resfriamento nas temperaturas globais, em geral espera-se que as temperaturas acima da média predominem.

Há 60% de chance de um evento fraco de La Niña se desenvolver no período de setembro a novembro de 2020, de acordo com uma nova atualização do El Niño / La Niña da Organização Meteorológica Mundial (WMO, sigla em inglês). Apesar da tendência da La Niña ter um efeito de resfriamento nas temperaturas globais, em geral espera-se que as temperaturas acima da média predominem.


O El Niño / Oscilação do Sul (ENSO) é um fenômeno natural que envolve mudanças nas temperaturas da superfície do oceano no Pacífico Equatorial, juntamente com mudanças na circulação da atmosfera. O fenômeno tem uma grande influência nos padrões de tempo e Clima, e nos riscos associados, como chuvas fortes, inundações e secas. O El Niño normalmente tem uma influência de aquecimento nas temperaturas globais, enquanto La Niña tem o efeito oposto.

 

 

Anomalia da temperatura da superfície do mar

 


“Mesmo se um evento de La Niña se desenvolver, seu sinal de resfriamento não será suficiente para contrabalançar o impacto da mudança climática induzida pelo homem”, disse o secretário-geral da OMM, professor Petteri Taalas.


“2020 continua no caminho de ser um dos anos mais quentes já registrados, com muitas condições climáticas extremas que variam de temperaturas escaldantes e incêndios florestais, até inundações devastadoras e ondas de calor marinhas”, disse ele. “Isso se deve, em grande parte, aos gases de efeito estufa, e não aos fatores climáticos naturais”, disse o Prof. Taalas.


A Atualização Global Sazonal do Clima da WMO, que complementa os boletins El Niño / La Niña, indica que as temperaturas da superfície do mar de setembro a novembro de 2020, em geral, devem ficar acima da média em grande parte do globo, e isso influenciará as temperaturas da superfície terrestre.

 

 

Temperatura do ar na superfície entre setembro e novembro de 2020

 


“A temperatura abaixo da média é geralmente improvável em áreas terrestres, com maiores chances de temperaturas acima do normal predominando. A tendência do aquecimento global, também contribui para a previsão da temperatura da superfície do mar (TSM) e da temperatura do ar”, disse.

 

 

Estimativa de precipitação entre setembro e novembro de 2020

 


Levando em consideração a La Niña e outras influências nos climas regionais, para o período de setembro a novembro, a atualização global sazonal do clima também indica alta probabilidade de chuvas sazonais abaixo do normal no Chifre da África, no Sudeste Africano e em todo o Pacífico ocidental e sudeste, assim como na região central da América do Norte. Por outro lado, há uma grande chance de chuvas acima do normal no sul e sudeste da Ásia e em partes da Austrália.
As temperaturas da superfície do mar estão abaixo da média no Pacífico tropical oriental, possivelmente atingindo os limiares de La Niña antes do quarto trimestre de 2020.

 

 


Probabilidade de ocorrência de La Niña entre setembro e novembro de 2020

 

 

As previsões do modelo, e a opinião de especialistas, indicam uma chance de 60% de desenvolvimento da La Niña durante setembro-novembro de 2020. Já para a continuidade das condições neutras de ENSO, a chance é de 40%, e para El Niño está perto de 0%. As chances de La Niña caem para 55% no período de dezembro a fevereiro de 2020-21.

 

A última La Niña foi em 2017-18. Foi um evento de curta duração, de fraco a moderado, que começou a se desenvolver em novembro de 2017 e declinou em abril de 2018.
----


Nota
Os impactos de cada La Niña no clima global nunca são exatamente os mesmos: eles dependem da intensidade do evento, da época do ano em que ele se desenvolve, e da interação com outros vetores climáticos - tanto de ocorrência natural quanto como resultado da influência humana.


A La Niña é frequentemente associada a condições úmidas no leste da Austrália, Indonésia, Filipinas e Tailândia. Geralmente leva ao aumento das chuvas na Colômbia e em outras partes do norte da América do Sul, e também no sul da África.


Condições mais secas que o normal geralmente são observadas ao longo da costa do Equador e noroeste do Peru, Uruguai e partes da Argentina, bem como na África Oriental equatorial - por exemplo, Somália e leste do Quênia.


Os episódios de La Niña apresentam um fluxo de jato semelhante a uma onda sobre os Estados Unidos e Canadá no inverno do norte, com condições mais frias e mais tempestuosas do que a média no norte, e condições mais quentes e menos tempestuosas no sul.


Este texto é uma tradução e adaptação de conteúdo publicado pelo Meteorological Technology International. Para acessar a publicação original, clique aqui.